Olha que bom!

Você acaba de adquirir uma obra de arte para sua casa e, melhor, do meu acervo de artista, da minha galeria! Fique sabendo que todas são peças muito especiais, muitas delas históricas, e que fazem parte de um longo e consistente processo de trabalho!  

cuidados-com-sua-obra-de-arte
Manipule suas peças de arte com luvas.

Quando você compra uma obra de um artista, você leva a história e a cultura do artista para sua casa! E para que durem muito, afinal você investiu em obras de arte, e por serem objetos únicos e muito especiais, alguns cuidados devem ser observados.

E, especificamente, para a conservação das suas obras de arte, dois aspectos devem ser considerados como primordiais: o local onde ficarão, desde o armazenamento até sua exposição, e a limpeza das peças.

Para saber, todas as minhas telas, painéis e objetos de arte, levam uma camada de verniz acrílico com filtro UV e fungicida, além do tratamento anti-pragas nas madeiras, o que dá mais durabilidade e proteção a elas. Mesmo assim, as obras não são objetos irredutíveis a extremos de temperatura, invasão de insetos, umidade ou limpeza mal feita.

Por isso, vários cuidados devem ser tomados para a manutenção das obras de arte que acabou de adquirir:

Cuidados com o ambiente

• Nunca deixe obras de arte em ambientes úmidos ou expostas em paredes úmidas. Também observe se, sob a parede que vai fixar um quadro, não passa canos de água. Dependendo do acabamento dessa parede, a batida de um simples preguinho, pode furar um cano fazendo um estrago imediato ou, provocar um pequeno vazamento que você só vai perceber com o tempo;

umidade-moldura-lu-paternostro
Obra original Homens Intrincados II, da série Mundos Intrincados. Umidade infiltrada no paspatur, não na obra, felizmente, causada pela limpeza feita com pano úmido. Esta obra não está à venda, apenas as suas reproduções em apenas 20 exemplares. Foi uma das mais demoradas que fiz e poderia ter sido totalmente avariada e o original perdido. Casos como este são muito comuns.

A umidade é um dos maiores inimigos das obras de arte: danifica os vernizes, os pigmentos, a tela, as madeiras, papeis, manchando, empenando, destruindo a cerâmica e as pinturas feitas sobre elas. As molduras serão também danificadas com manchas, assim como o paspaturs etc;

• Nunca deixe suas obras com raios de sol direto ou sob luzes artificiais muito fortes. Os raios de sol são nocivos para todo tipo de pigmento provocando sua descoloração, podem envelhecer os papeis e materiais orgânicos como vernizes e colas e podem, com as mudanças bruscas de temperatura, empenar o esquadro de madeira das telas e painéis;

• Idem com as obras que ficam próximas ou sobre lareiras;

• O ar condicionado e temperaturas muito extremas, unidas à temperatura ambiente que pode estar quente, também podem provocar expansão e retração nas madeiras de telas, empenando-as;

• A maresia também pode afetar as obras e as molduras, por carregar a umidade e os sais vindos do mar, que se acumulam em cantos e superfícies.

Cuidados com objetos abrasivos e cortantes

• As obras como as gravuras, peças em acrílico, reproduções em Fine Art ou mesmo desenhos originais sobre papel, cerâmica, são sensíveis à abrasão e contato com superfícies agressivas como metais, lixas, objetos cortantes, palhas de aço ou esponjas com fibras abrasivas. Evite usar quaisquer um desses objetos na limpeza.

pote-danificado-por-abrasao-lu-paternostro
O excesso de uso com metais e outros objetos pesados sobre esta peça, depois de anos, acabou danificando a imagem. Mesmo utilizando vernizes acrílicos em camadas, o impacto, durante muito tempo, faz com que a pintura não aguente. Objetos leves como jóias ou bijuterias, não são tão nocivos.

Cuidados com cupins e outros insetos

• Mesmo que sejam tratadas, as madeiras não aguentam um ataque pesado ou constante de insetos (já tive uma obra minha que um determinado inseto comeu toda vermelha da obra) como os cupins, por exemplo! Desmontei uma tela que estava com toda a moldura esburacada por conta dos cupins. Como ela estava guardada e bem fechada em plástico bolha, provavelmente com os bichinhos dentro dela quando foi embalada, outras obras ou telas não foram atacadas.

obra-perdida-por-cupim
Esta obra foi totalmente perdida por conta da ação dos cupins. O chassis de madeira, foi totalmente danificado.

Cuidados com a limpeza

• Nunca use qualquer líquido na limpeza de obras de arte e nem das molduras. Pano úmido ou molhados, deixam umidade nos cantos das molduras, manchando, com o tempo, o paspatur ou desenho/ gravura etc.
Um pano limpo e delicado ou um espanador suave (cuidado com aqueles cujas penas são durinhas e podem riscar peças mais delicadas), são suficientes para tirar a poeira;

De quinze em quinze dias ou mensalmente, limpe a parte de trás dos quadros, pois a poeira acumulada pode conter ovos de bichos ou traças. Mas cuidado: ao apoiar um quadro no chão, apoie sobre um tecido suave. As molduras podem ser do tipo mais delicadas como as laqueadas, que riscam com qualquer coisa. O chão pode estar empoeirado ou molhado, portanto, nunca apoie uma obra de arte diretamente no chão.

Manuseie as obras com luvas

• Nunca manuseie obras com as mãos sujas, engorduradas, úmidas ou molhadas. As obras são objetos delicados e uma gota de água, uma superfície umedecida ou mesmo a gordura de nossas mãos, podem ficar em sua superfície e, com o tempo, manchar. Portanto, manipule as obras sempre com luvas de algodão ou, se não as tiver, luvas de látex ou nitrílicas.

Cuidados com o armazenamento

• Caso adquira uma reprodução ou um desenho original que vai manter um tempo sem moldura, nunca as armazene sem a proteção de um papel vegetal ou papel de seda, deixando a obra contato direto com papelão, madeiras ou Eucatex, pois estes materiais podem provocar manchas irreversíveis.
Também, não cole qualquer papel no desenho ou reprodução usando fitas adesivas. Apenas dobre o papel vegetal ou o papel de seda sobre o desenho, envelopando-o;

• No caso das telas e painéis, é importante o cuidado com os cantos. Elas devem ser envelopadas em papel de seda, depois seus cantos protegidos com papelão, sobre o papel de seda e envelopando tudo, o plastico bolha. Evite deixá-las apoiadas no chão onde possa haver água ou umidade. O próprio plástico bolha enrolado pode formar uma base mais fofa para o armazenamento;

• Os objetos de cerâmica devem ser armazenados envoltos em papel de seda fofo e plastico bolha protegendo-o bem. Ele deve ser colocado com aviso de objeto frágil e que pode quebrar. Caso queira protege-lo mais ainda, antes do plastico bolha e depois do papel de seda, enrole-o com um papelão que pode ser também o papelão micro ondulado.

como-cuidar-obra-arte-lu-paternostro
Esta obra foi avariada por cupins no chassis por mal armazenamento. Não foi perdida porque tiramos uma foto, em alta resolução, no estado e arquivamos.

Cuidados ao pendurar

Muito cuidado ao pendurar suas obras de arte. Quadros com molduras, vidro e paspatur, costumam ser pesados.
Há várias fitas dupla face para prender quadros, fitas de fixação forte, mas que podem não ser as ideais. Certifique-se do peso de sua obra para poder saber se elas aguentarão a fixação. Já perdi dois quadros pequenos, que tinham vidros, e que foram presos por fitas como essas naquelas fórmicas de estandes de exposições. Podiam não estar bem limpas e, por conta disso, depois de um tempo, os quadros se soltaram. Se for usá-las, observe se a parede está bem lisa e seca, e se a parte de trás do quadro, onde a fita vai ser fixada, também está bem lisa. Se for necessário, dê uma lixada na moldura, acertando-a.

cuidado-ao-pendurar-lu-paternostro
Pequenos mundos de histórias, de Lu Paternostro, emoldurados, formando um mosaico. Esses quadros com paspatur e vidro, não são tão leves e por isso, todos são presos com pequenos pregos.


Superfícies rugosas podem não dar uma fixação completa da fita e, com o tempo, o seu quadro vai descolar da parede. Para quadros pequenos e leves, as fitas são uma excelente opção e você pode fazer composições em paredes maiores.  Neste caso, se tiver múltiplos quadros, para a limpeza, basta um pequeno espanador e muito cuidado.

Observando estes pontos, a chance de suas obras durarem é bem maior.  

Abraço!

Lu Paternostro
Arte, design e multimeios

× Posso te ajudar?